23 setembro 2010

Pilates x Menopausa

As mulheres de hoje são muito mais ativas, informadas e focadas na sua saúde e fitness do que eram há várias décadas. Muitas praticam exercícios por anos e não querem parar, agora que elas estão alcançando seus anos de menopausa. O início da menopausa, no entanto, traz diversas mudanças na vida das mulheres, principalmente pela oscilação hormonal que ocorre. É interessante olhar para alguns dos sintomas da menopausa e de que forma o Pilates pode ajudar a muitos desses sintomas.

Menopausa: como o Pilates pode ajudar

1. Foco na respiração. Respirações profundas concentram e acalmam a mente, trazendo o corpo de volta ao centro.

2. Acelere o ritmo. Mantendo um ritmo e fluxo e será possível trabalhar com os efeitos da transpiração.

3. Aumente gradativamente e reduza gradativamente o ritmo de suas aulas. Comece devagar, aumentando a intensidade a fim de atingir um nível de trabalho cárdiopulmonar, e, a partir daí comece a arrefecer. Esta fórmula aeróbia parece funcionar muito bem para a mulher na menopausa.

3. Força nos trabalhos de membros inferiores. Use e abuse da utilização das molas no Reformer, Cadillac, e Cadeira.

4. Use mais resistência para trabalhos de braço. Exercícios aéreos é uma boa maneira de treinar seu corpo para ser mais funcional e estável na sua vida cotidiana.

5. Exercícios verticais. De preferência aos exercícios que o aluno permaneça de pé.

6. Incorpore a plataforma vibratória nos treinos. Favorece a deposição óssea sem o uso de impacto articular.

7. Alongue-se entre os exercícios e os períodos de repouso. O alongamento aumenta a flexibilidade, o que ajuda a alcançar o equilíbrio e controle sobre o corpo.

8. Treine o equilíbrio. A menopausa pode ser um momento de desorientação, e não apenas mental, mas físico também. Tente buscar o equilíbrio acrescentando exercícios juntamente com os alongamentos, como forma de ajudar a concentrar a mente.

9. Trabalho de estabilização da pelve. As áreas de maior preocupação para as mulheres na menopausa são os quadris, nádegas e coxas. Há um aumento da instabilidade nesta área a partir do enfraquecimento das musculaturas abdominais, flexoras e extensoras de quadril e glúteos, sendo, por sua vez, responsáveis por muitas das quedas e fraturas desta população. Os músculos glúteos ajudam a estabilizar a pelve como fazem os músculos abdominais e do assoalho pélvico. A estabilização da pelve é primordial no Pilates, sendo de exercício extrema importância para as mulheres na menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário