21 setembro 2010

Pilates reduz lesões no futebol




É o que diz o estudo que exercícios baseados no Pilates reduziram a taxa de lesão na virilha, entre os jogadores profissionais de futebol em 28% em um estudo apresentado na American Society for Orthopaedic Sports Medicine (AOSSM, 2007).



Cerca de 8,5% dos jogadores de futebol Major League Soccer (MLS) sofreram lesões na virilha fazendo com que perdessem pelo menos um jogo, os estudos em outras ligas profissionais têm encontrado taxas mais elevadas de ferimento. Jogadores de futebol com lesões na virilha apresentam tipicamente com uma pelve inclinada e outras adaptações, possivelmente como resultado de chutar. Especula-se que a hiperextensão envolvida neste movimento é provavelmente o que causa o dano.

Apesar da tendência em manter-se programa de ganho de força e resistência nos atletas, acredita-se num trabalho que possa prevenir lesões e condicionar ao mesmo tempo, pois é melhor manter um atleta ativo e competitivo durante toda a temporada e condicionado fisicamente.

O atleta é sempre suscetível a uma lesão”. Embora técnicos e atletas reconheçam que lesão física é um fator de risco inerente à participação nos esportes, é importante ressaltar que uma lesão está associada, além dos aspectos biomecânicos e físicos, aos aspectos psicológicos da atividade, que geralmente são negligenciados. A tendência em tratar corpo e mente como uma unidade dicotômica, focalizando que o tratamento no corpo está mudando.

Há cada vez mais relatos de atletas que empregam em seus treinos o uso do Pilates, três vezes por semana. Apesar de a maioria apresentar um preconceito inical ao novo método, já percebem mudanças de seus potencias esportivos e continuam a pratica do Pilates mesmo depois que as temporadas terminam.

Técnicos de Futebol, como Arsene Wenger, do Arsenal há muito tempo pregam a importância crucial do alongamento e flexibilidade – o que de melhor oferece o Pilates. Um exemplo disso é relatado pelo craque David Beckham que é adepto da prática do Pilates “Uma hora por dia de Pilates, eu sou o melhor que tenho sido por muito tempo”. David Beckham foi apresentado ao Pilates, enquanto estava no plantel do Milan. Após a incorporação do Pilates em seu programa de condicionamento de futebol, sua gordura corporal total caiu de 13,7% para 8,5%.

Beneficios do Pilates no programa de condicionamento de atletas de futebol:

* cria a força do núcleo para uma maior eficiência e durabilidade
* cria músculos mais longos e resistentes, sem volume adicional
* aumenta a flexibilidade e amplitude de movimento

* restaura a postura e alinhamento corporal

* melhora a estabilidade e o equilíbrio
* corrige os desequilíbrios do corpo reduzindo o risco de lesôes
* aumenta a resistência através de técnicas de respiração correta

* fortalece a parte superior do corpo sem acrescentar volume.

Fonte: American Orthopaedic Society for Sports Medicine 31st Annual Meeting. July, 2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário