25 agosto 2010

Para as futuras mamães: Pilates!!


Durante a gravidez, ocorrem várias alterações fisiológicas no corpo da mulher e o método PILATES contempla de vários exercícios de preparação e recuperação pós-parto.
O método Pilates trabalha com o corpo de uma maneira globalizada, sendo que a respiração é fundamental para a organização corporal. Cada um respeita seus limites. Os movimentos são suaves, coordenados e harmônicos; a contração abdominal é essencial para se manter a postura, o equilíbrio e a proteção da coluna. O Pilates é, sim, um exercício indicado para as futuras mamães, sem contar com o ambiente calmo com música agradável para a mãe e o bebê.

Os benefícios são vários. Sabemos que as mulheres que praticam exercícios durante a gravidez apresentam um menor número de desconfortos, como edemas, câimbras, fadiga e falta de ar.
O exercício contribui para melhorar o tônus, diminuir o risco de perda óssea – que ocorre por falta do estrogênio –, promover boa postura e melhorar a mecânica corporal; prevenir lesões por causa da frouxidão ligamentar, produzir menor risco de estase circulatória e aparecimento de varizes.
Também ajuda a prevenir ou aliviar a dor lombar, e a incontinência urinária. Além disso, promove melhora do humor, da auto-estima e da imagem corporal que podem estar alteradas neste período.
Os exercícios abdominais feitos de maneira correta contribuem – e muito – para o bem estar da grávida. Durante a gestação os abdominais favorecem a melhora do equilíbrio muscular e da postura; fortalecem a musculatura do assoalho pélvico, que irá contribuir para o pré e pós parto (ajuda na incontinência urinária), bem como toda a cintura pélvica (quadril) proporcionando uma melhor sustentação com o peso do feto, pois promove o alinhamento da postura. O que contribui para o não surgimento de dores lombares; a melhora do apoio para o útero em desenvolvimento; promovem maior estabilização do tronco e alinhamento pélvico; favorecem o aumento da pressão intra-abdominal, importante na defecação, micção e no parto, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário