20 março 2012

21 de Março: Dia Mundial da Sindrome de Down



Dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data, escolhida pela Associação Intern. da Síndrome de Down, faz alusão à anomalia no cromossomo 21.


Para as Apaes de todo o Brasil, a data é muito especial. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais trabalha diretamente com os portadores da deficiência. São oferecidos programas que vão desde a estimulação precoce e alfabetização até inclusão no mercado de trabalho. Não existem limites para a criança quando esses trabalhos são feitos de forma eficiente e com o carinho da família Apae. De acordo com o coordenador clínico da Apae de Uberaba, Alex Abadio Ferreira, “o mais importante é que o portador da SD seja estimulado o mais rápido possível, aproveitando a plasticidade cerebral, que é a capacidade de aprendizagem e adaptação do cérebro, precocemente”.


A única limitação é o preconceito, muitas vezes da própria família. Mas, aos poucos, a síndrome de Down é mais compreendida. A mídia e Instituições que trabalham diretamente com os portadores da anomalia têm papel fundamental nessa luta. Elas mostram a capacidade que esses seres humanos têm e o quanto a inclusão é importante.


Eu sou Down

Sou um ser especial

tenho muito a te ensinar

sobre o verdadeiro amar

aqui nesta esfera mortal

Sou diferente da maioria

não sei mentir ou fingir

o que sei mesmo é sorrir

e espalhar minha alegria

Vim ao mundo pra ensinar

mais do que para aprender

ensinar a você como amar

Os seus preconceitos vencer

as diferenças aceitar

e ao Pai Celeste bendizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário