14 setembro 2011

Toque de Mágica


Aliar massagens à pratica de Pilates tem se mostrado uma boa estratégia para quem deseja potencializar os efeitos do método, seja na recuperação ou na conquista de maior qualidade de vida. Isso porque, além de super-relaxantes, as massagens também favorecem a circulação sanguínea, aliviam dores musculares e maus jeitos, ajudam a pessoa a perceber melhor o próprio corpo e ainda contam com o poder quase mágico do toque.

Existem centenas de tipos de massagens. Alguns são especificamente apropriados para praticantes de Pilates que gostariam de se dar um agradinho extra no dia a dia. As modalidades terapêuticas e desportivas, por exemplo, constituem em excelentes opções para tratar pontos de dor e tensão, ou as partes do corpo que a pessoa sentir que são mais rígidas ou necessitadas.

A massagem terapêutica manual é a técnica que consiste em pressões suaves e especificas sobre determinadas áreas e pontos do corpo. É recomendada no tratamento de problemas de coluna, estresse, insônia, depressão, autoestima e também deficiências funcionais de órgãos. “Os principais pontos do corpo trabalhados por esta massagem são muito pessoais e, de acordo com as necessidades, trabalhamos dando ênfase aos pontos de dor e tensão, que na maioria das vezes, são no músculo trapézio.

Já a massagem desportiva atua na descompressão muscular e seu maior objetivo é aumentar a rentabilidade dos esportistas e tonificar os tecidos musculares. “Os pontos de trabalho dependem muito do esporte e da tensão que a pessoa apresenta. Por exemplo, um ciclista recebe maior ênfase nas pernas, um nadador ou tenista, nos membros superiores e músculos da cintura escapular, etc. É mais direcionada para atletas amadores ou profissionais e consiste em movimentos fortes, rítmicos, intensos com conseqüente melhora da dor pós-exercício e maior relaxamento muscular, explica a fisioterapeuta Julia Laurent Garcia.

Em comum, ambas compartilham o fato de aumentarem o metabolismo do corpo e proporcionarem relaxamento muscular e uma sensação de completo bem-estar. “Associada ao Pilates, proporcionam relaxamento muscular, aumento do metabolismo, ativação da circulação e auxiliam na eliminação de líquido, proporcionando um maior equilíbrio do corpo como um todo. Lembrando que, para um resultado eficaz, dependemos muito da disposição pessoal e da entrega ao seu momento único”, finaliza Julia. A melhor forma de associar a massagem com a prática de Pilates é optar pela terapia manual sempre após o treino, beneficiando tanto a saúde física e mental.



Revista Oficial Pilates, ano 2, nº8

Nenhum comentário:

Postar um comentário