04 setembro 2013

Os ossos e a prevenção da osteoporose



Os ossos são elementos importantes da estrutura do corpo. Através das suas articulações realizam o movimento, ajudam na manutenção do equilíbrio e servem como proteção para os órgãos internos. Durante as diferentes fases de desenvolvimento, os ossos sofrem remodelagem, tornando-se mais fortes ou mais fracos a depender de muitos fatores, sendo os mais preponderantes a prática de exercícios físicos e hábitos alimentares. No processo de senescência (envelhecimento), as modificações são mais impactantes devido à diminuição gradativa dos processos fisiológicos, causando impacto na qualidade de vida. Algumas alterações hormonais importantes levam à fraqueza do sistema ósseo, prejuízos nas atividades funcionais, provocando no indivíduo restrições na capacidade de se mover e atuar na sociedade.
"Durante as diferentes fases de desenvolvimento, os ossos sofrem remodelagem, tornando-se mais fortes ou mais fracos a depender de muitos fatores, sendo os mais preponderantes a prática de exercícios físicos e hábitos alimentares".
A osteoporose é uma das graves doenças que afetam os ossos. Com o aumento da expectativa de vida, algumas doenças passaram a ganhar destaque. Quanto maior a sobrevida do indivíduo, maior é o risco de desenvolver osteoporose. Esta é uma doença sistêmica, silenciosa, crônica e gradativa que atinge áreas do esqueleto, sendo caracterizada pela perda da massa óssea e de sua densidade mineral, atingindo o indivíduo quando há falta do hormônio estrógeno ou no processo de envelhecimento, pela diminuição de hormônios que ajudam na reabsorção óssea. A microestrutura do osso fica corrompida, a quantidade e a variedade de proteínas não colágenas são modificadas, aumentando o risco de fratura. Os ossos ficam fracos, opacos e quebradiços. A depender do local onde a fratura ocorra, pode comprometer em graus diversos a postura e o funcionamento de órgãos e estruturas vitais ou o aparelho locomotor. Apenas profissionais de saúde podem diagnosticar se cada caso trata-se realmente de osteoporose ou de uma osteopenia que é, em muitos casos - mas não necessariamente -, uma precursora da osteoporose. Classificam-se como osteopenia casos em que a massa óssea é de 10% a 25% menor que a considerada normal. Mais do que isso, classifica-se como osteoporose.
Segundo os autores Moreira Freire e Branco de Aragão, as fraturas por osteoporose ocorrem sob pequena quantidade de estresse sobre o osso, que normalmente não ocasionaria fraturas em pessoas sem a doença. As fraturas típicas ocorrem na coluna vertebral, quadril e punho. O colapso da vértebra (fratura por compressão) ocasiona dor crônica, postura curvada e diminuição na função pulmonar (capacidade de respirar), enquanto as fraturas dos ossos longos dificultam a mobilidade e podem requerer cirurgia. Ainda que a osteoporose possa ocorrer em homens, ela é substancialmente prevalente em mulheres depois da menopausa.
A diminuição do estrógeno, hormônio que previne a decréscimo de cálcio do osso e melhora a sua absorção pelos intestinos pode causar perda óssea, aumentando, assim, o risco de fraturas. O cálcio é um mineral essencial na formação de ossos e dentes. Prevenir a redução da massa óssea requer um equilíbrio entre perda e reposição de cálcio.
A perda de massa óssea é uma consequência inevitável do processo de envelhecimento. No indivíduo com osteoporose a perda é tão importante que a massa óssea cai abaixo do limiar para fraturas, principalmente em determinados locais, como quadril, antebraço e vértebras. Mais comuns em mulheres que em homens, as fraturas vertebrais tendem a ocorrer duas décadas após a menopausa. Alguns autores sugerem serem fatores de risco bastante relevantes, a menarca tardia e a menopausa precoce.
As características das fraturas osteoporótica vertebrais são: "fraturas em forma de cunha", quando a vértebra assume a forma de cunha; "Vértebra de peixe" (bicôncava), quando a parte posterior do corpo vertebral é preservada e a anterior, colapsada; "fratura por esmagamento", quando as vértebras sofrem fortes compressões, sendo geralmente provocadas por quedas.
As fraturas nas vértebras costumam provocar dor, nem sempre localizada e que piora com o movimento e a respiração. Apesar da relevância das fraturas, a coluna torácica é a área mais acometida da coluna, mas as que causam mais problemas em idosos, são as do quadril.
Atualmente, muito se tem estudado sobre a associação, direta ou indireta, entre a elevada taxa de mortalidade e a fratura por fragilidade óssea. A relação com maior mortalidade é mais evidente após a fratura de quadril do que após fraturas vertebrais ou periféricas. Em contrapartida, ainda não está suficientemente esclarecido se o aumento do número de mortes é decorrente da fratura propriamente dita ou se está relacionada com outras variáveis, como idade avançada, presença de doenças concomitantes ou complicações clínicas e cirúrgicas após o evento.
"... ainda não está suficientemente esclarecido se o aumento do número de mortes é decorrente da fratura propriamente dita ou se está relacionada com outras variáveis, como idade avançada, presença de doenças concomitantes ou complicações clínicas e cirúrgicas após o evento".
A falta de diagnóstico depois do evento constitui um problema importante em vários países do mundo, até mesmo no Brasil. Mesmo após um evento significativo, como a fratura de quadril, somente 13,9% dos pacientes receberam o diagnóstico de osteoporose e 11,6% iniciaram algum tratamento no momento da alta hospitalar.
É preciso estar atento aos processos que levam à instalação da doença no corpo, a fim de preveni-la. Os tecidos do nosso corpo, incluindo o tecido ósseo, funcionam durante toda a vida através do mecanismo de renovação celular. As células chamadas osteoclastos se encarregam de remover células velhas, promovendo assim a reabsorção óssea e as células chamadas osteoblastos têm a função de colocar células novas na área. Esse processo acontece de uma forma mais intensa até aproximadamente os 30 anos de idade e, a partir desta faixa etária passa a haver uma lentidão no processo. O pico de massa óssea é atingido por volta dos 35 anos. Após esta idade, as mulheres perdem aproximadamente 1% de massa óssea por ano e podem perder até 6% por ano durante os primeiros cinco anos após a menopausa. Os homens apenas começam a perder massa óssea, cerca de 0,3% por ano, por volta dos 50 anos. Na osteoporose senil, os osteoblastos não preenchem as cavidades criadas pelos osteoclastos da maneira correta, o que deixa o osso fragilizado e propício a fraturas.

Estudo mostra que atividade física faz "faxina" dentro das células



As células acumulam resíduos do desgaste da vida cotidiana e os exercícios físicos tem a capacidade de acelerar a remoção desses resíduos e reciclam os componentes aproveitáveis das células do corpo. Ao destacar os benefícios da atividade física, poucos de nós incluiriam a "faxina" intracelular. Contudo, um novo estudo sugere que a capacidade dos exercícios físicos de acelerar a remoção de resíduos e reciclagem dos componentes aproveitáveis das células do corpo pode ser um de seus efeitos mais importantes, ainda que o menos visível.

Sabe-se, há muito tempo, que as células acumulam resíduos do desgaste da vida cotidiana. Dentro da célula há uma espécie de amontoado de dejetos formado de proteínas quebradas, fragmentos de membranas celulares, bactérias ou vírus invasores e componentes celulares gastos ou decompostos.
Na maioria das vezes, as células eliminam esses dejetos. Elas até os reciclam para obter energia. Através do processo de autofagia, ou autodigestão, as células criam membranas especializadas que ingerem os dejetos presentes no citoplasma e os levam para uma região da célula denominada lisossomo, onde os resíduos são quebrados e queimados para obtenção de energia.
Sem esse sistema eficaz, as células poderiam ficar sufocadas e não funcionar bem ou morrer. Nos últimos anos, alguns cientistas começaram a suspeitar que mecanismos de autofagia falhos contribuíssem para o desenvolvimento de diversas doenças, incluindo diabetes, distrofia muscular, mal de Alzheimer e câncer. Acredita-se que a desaceleração da autofagia na meia-idade também exerça um papel no envelhecimento.

Autofagia
A maioria dos pesquisadores acredita que o desenvolvimento do processo foi uma reação ao estresse da inanição: a célula passaria a reunir e consumir partes supérfluas de si própria para manter vivas as partes importantes. Em placas de Petri, a taxa de autofagia aumenta quando as células estão famintas ou são colocadas sob outra forma de estresse fisiológico.
O exercício físico certamente consiste em um estresse fisiológico. Contudo, até recentemente, poucos pesquisadores haviam indagado se o exercício físico poderia de alguma forma afetar a taxa de autofagia e, caso afetasse, se isso seria importante para o corpo de modo geral.
"A autofagia afeta o metabolismo e possui benefícios abrangentes para o corpo relacionados à saúde", afirmou Beth Levine, pesquisadora do Instituto Médico Howard Hughes no Centro Médico do Sudoeste. "Parecia haver consideráveis elementos em comum." Porém, não estava claro como os dois interagiram, acrescentou Levine.
Assim, ela e seus colegas colocaram em ação camundongos de laboratório. Os animais haviam passado por um tratamento para que as membranas envolvidas na autofagia brilhassem, revelando-se. Após 30 minutos apenas, os cientistas descobriram que os camundongos tinham uma quantidade significativamente maior de membranas nas células do corpo todo, o que indicava uma autofagia acelerada. Contudo, essa descoberta não explicava o significado do aumento da limpeza celular para o bem-estar dos camundongos. Por isso, os pesquisadores desenvolveram uma linhagem de camundongos cujos níveis de autofagia permaneciam constantes mesmo se eles estivessem famintos ou vigorosamente exercitados.
Em seguida, os pesquisadores fizeram com que esses camundongos corressem lado a lado com um grupo de controle de camundongos normais. Os camundongos resistentes à autofagia ficaram exaustos rapidamente. Seus músculos pareciam incapazes de retirar açúcar do sangue como faziam os camundongos normais.

Importância de manter-se ativo
A maior surpresa ocorreu quando Levine empanturrou os dois grupos, durante várias semanas, com ração com alto teor de gordura, até que desenvolvessem um tipo de diabetes de roedores. A corrida reverteu posteriormente a condição de saúde dos camundongos normais, mesmo enquanto continuavam recebendo a dieta rica em gordura. Contudo, após correrem durante semanas, os camundongos resistentes à autofagia permaneceram diabéticos. Os níveis de colesterol deles também estavam mais altos que os dos outros camundongos. O exercício físico não os tornou mais saudáveis.
Levine e seus colegas concluíram que o aumento da autofagia, induzido pelos exercícios físicos, parece ser uma etapa decisiva na melhora das condições de saúde.
A descoberta é "muito empolgante", afirmou Zhen Yan, do Centro de Pesquisas Musculoesqueléticas da Universidade da Virgínia, que também estuda autofagia e exercícios. Segundo Yan, o estudo "aprimora a nossa compreensão das razões do impacto salutar dos exercícios sobre a saúde".
Os resultados obtidos por Levine têm implicações amplas. Por exemplo, os indivíduos que não reagem aos exercícios aeróbicos com o mesmo vigor que seus companheiros de treino podem ter sistemas de autofagia instáveis ou inadequados.
"É muito difícil estudar a autofagia nos seres humanos", afirmou Levine. Entretanto, medicamentos intensificadores de autofagia ou exercícios especializados algum dia talvez ajudem as pessoas a obterem total proveito dos exercícios físicos.
Até lá, esse estudo salienta mais uma vez a importância de permanecer ativo. Tanto o grupo de controle quanto o grupo geneticamente modificado tinham "níveis antecedentes normais de autofagia" durante as circunstâncias diárias, observou Levine. Contudo, esse nível de base de "limpeza" celular não foi suficiente para protegê-los em face de uma dieta insatisfatória.

"Eu nunca pratiquei exercícios físicos de forma persistente", afirmou Levine. Recentemente, porém, após ter testemunhado a contribuição dos exercícios na "limpeza" das células dos camundongos corredores, a cientista adquiriu uma esteira mecânica.


Dupla eficiência - corrida e pilates






De todas as mudanças que notamos após iniciar um trabalho de treinamento físico, seja ele de qualquer modalidade, a que primeiro se destaca é o aumento da energia vital, da disposição e do entusiasmo de viver. Isso vem antes mesmo de se manifestarem visivelmente as mudanças físicas, como o fortalecimento muscular, melhora da condição cardio-respiratória etc.
A capacidade de adaptação do corpo ao treinamento proporciona gradativamente, não só uma melhora nos níveis de desempenho nas habilidades motoras e capacidades físicas, como uma gratificação emocional, um reconhecimento da própria capacidade de superação e uma melhora considerável na autoestima.
Muito se diz sobre a endorfina liberada durante as corridas prolongadas, responsabilizando-as pela chamada "euforia do corredor". Em contrapartida, já se sabe também que corredores com a síndrome de overtraining (excesso de treino) têm uma redução no desempenho e apresentam níveis mais baixos de endorfina, sensação geral de letargia e até depressão.
Os primeiros estudos sobre a influência da atividade física no bem-estar, na redução dos níveis de estresse e melhora da concentração e produtividade datam dos anos 60. Comprovou-se que as atividades aeróbias, como correr, proporcionam melhora do humor e melhoram significativamente a saúde mental.
Hoje, tanto tempo depois, ainda pode parecer estranho que atividades físicas tenham efeitos tão poderosos na mente. É que nos esquecemos que o cérebro é parte do corpo e a mente é a maneira pela qual o cérebro se apresenta.
Cada pensamento ou emoção é resultado de um padrão específico de atividade química e elétrica entre o cérebro e o resto do corpo.
Enquanto corremos, o corpo libera fenilalanina, um neurotransmissor estimulante que aumenta a atividade e agilidade mental. Por isso, após a prática de exercícios físicos, geralmente somos capazes de nos concentrar mais e melhor.
John Ratey, um dos maiores especialistas do mundo sobre os efeitos do exercício no cérebro, escreveu "[os exercícios] fazem o cérebro funcionar em seu melhor nível, e na minha visão, esse efeito das atividades físicas é muito mais importante do que os seus efeitos no corpo. Formar músculos e condicionar o coração e pulmões são essencialmente efeitos colaterais."
O Pilates
Muito antes de esses estudos confirmarem os benefícios da atividade física, Joseph Pilates, na década de 30, já afirmava isso por meio da "Contrologia"- nome dado por ele ao seu método, que era possível atingir a saúde perfeita, alcançando a completa coordenação do corpo, mente e espírito.
"Por meio dela, você adquire primeiro o controle de seu próprio corpo e depois, com repetições apropriadas dos exercícios, adquire gradual e progressivamente um ritmo natural e a coordenação associada às atividades do subconsciente. Esse ritmo verdadeiro e o controle são observados tanto em animais domésticos como em animais selvagens, sem exceções conhecidas."( Joseph H. Pilates e Willian John Miller (1945) – O retorno a vida pela contrologia).
Seu método baseia-se nessa constatação e os seus seis princípios (respiração, acionamento do centro de força, fluidez, controle, concentração e precisão). Eles norteiam a maneira como devemos nos mover para alcançar esse objetivo. Aliar o treinamento de corrida à prática de Pilates nos traz, além dos benefícios físicos que ajudam a melhorar o desempenho da corrida, uma maneira totalmente eficiente de se movimentar de maneira consciente.
Joseph H. Pilates dizia que "Idealmente, os músculos deveriam obedecer a nossa vontade. Racionalmente, nossa vontade não deveria ser dominada pela ação reflexa de nossos músculos. Quando as células cerebrais são desenvolvidas a mente também é. A Contrologia estimula milhares e milhares de células cerebrais inativas, ativando novas áreas e estimulando um funcionamento maior da mente."
Hoje a comunidade cientifica cada vez mais valida os conceitos de Joseph Pilates e, diferente do que foi na sua época, seu método se difunde em todo mundo com o reconhecido respeito, como ele desejava.