16 maio 2012

O tratamento da Pubalgia através do Pilates


Mas o que é o púbis?
 
 
O púbis é uma parte da pelve que é composta pelo: ílio, ísquio e púbis (é a base de nossa coluna, essa região é mais conhecida como “bacia”). Encontramos muitos músculos envolvidos e entre eles está inserido um dos principais e mais lembrados em uma aula de Pilates, o assoalho pélvico, que junto com o transverso do abdômen serão os responsáveis pelo posicionamento adequado e saudável da pelve. Além disso, a camada mais superficial não menos solicitada durante uma aula de Pilates justamente por conta de sua origem (no púbis) e os adutores (musculatura do fêmur).



 Biomecanicamente a pelve tem três alinhamentos:
Anteriorização/posteriorização, rotação horário/anti-horário e inclinação lado direito/esquerdo, por isso a nossa preocupação em encontrar o melhor posicionamento para nosso cliente, seja no alinhamento neutro ou com uma leve inclinação posterior da pelve mais conhecida como imprint.
Muitos problemas podem causar dor nessa região, como:
  •    Possíveis hérnias  (inguinal  e  femoral);
  •    Prostatite;
  •    Uretrites;
  •    Separação da sínfise púbica causada pelo parto;
  •    Infecções, entre outras causas…
Os sintomas se assemelham aos de um estiramento muscular, em uma aula de Pilates a queixa pode ocorrer durante sequências de abdominais ou agachamentos. A dor pode ainda se estender irradiando para região interna da coxa, para o períneo, testículos e a lombalgia se soma a uma lesão da sacroilíaca.

O caso de Pubalgia é comum entre os atletas de futebol, e o mais provável é que, por causa de sua atividade, ele tenha tido algum comprometimento na musculatura que possa estar desenvolvendo a dor. Os músculos do fêmur, principalmente os adutores e em especial o adutor longo, (tem sua origem na região do púbis) estarão comprometidos necessitando de uma atenção mais específica em nossas aulas de Pilates. O quadro pode piorar com o esforço continuado ou de acordo com vícios posturais, podendo ser sentida até ao subir escadas.
No Pilates, dentro dos princípios do método, do mesmo jeito que sabemos que os braços não fazem parte da caixa torácica, mas os movimentos dos mesmos podem influenciar em nosso alinhamento. A pelve não é diferente: as pernas não fazem parte da pelve, mas sim, os movimentos dos MMII (Membros Inferiores) influenciam em nosso alinhamento, consequentemente nosso programa de aulas para o cliente com essa patologia deverá ser alterado, dependendo do grau da Pubalgia os movimentos da articulação do quadril podem ser dolorosos.

Revista Pilates jan. 2012

08 maio 2012

O Mapa da Inteligencia


Pesquisa revela as áreas específicas do cérebro associadas ao intelecto humano
 
Um estudo divulgado na última semana pela Universidade de Illinois (EUA) forneceu dados importantes para a compreensão das bases neurológicas da inteligência. O trabalho mapeou onde exatamente é processado o chamado fator de inteligência geral. A variável foi estabelecida em 1924 pelo psicólogo inglês Charles Spearman e é usada para medir a inteligência global, definida como a habilidade de processar as informações agregadas à execução das capacidades humanas, como a memória e a linguagem.
Segundo a pesquisa, ela é processada em um circuito específico do cérebro: córtex pré-frontal esquerdo (atrás da cabeça), córtex temporal esquerdo (atrás da orelha) e córtex parietal esquerdo (no topo da parte de trás da cabeça). Essas áreas são acionadas mesmo quando outras, mais associadas à execução de determinada função, estão lesadas. Isso pode ser constatado porque o trabalho foi feito com imagens do cérebro de 182 veteranos de guerra portadores de danos cerebrais em áreas distintas (fala e memória, por exemplo).
A partir de estímulos, constatou-se que, mesmo com esses circuitos mais “executivos” desativados, as áreas agora identificadas foram acionadas, demonstrando que o cérebro continuava tentando processar de um ponto de vista mais abstrato informações correspondentes às duas funções. Era a inteligência global em ação. “Em algumas áreas, ela é processada de maneira isolada, independentemente do que está ou não sendo realizado”, disse à ISTOÉ Aron Barbey, um dos autores do estudo. O experimento revelou ainda que, em algumas regiões, há o processamento da inteligência e do controle de impulsos, revelando uma interdependência entre as capacidades.
O estudo corroborou e trouxe um avanço em relação à Teoria da Integração Fronto-Parietal, tese segundo a qual a inteligência se dá em várias áreas do cérebro e não somente nos lobos frontais, como se acreditava. “Comprovamos essa teoria e mostramos ainda que a inteligência global também depende do controle do comportamento em alguns casos”, diz Aron Barbey.
Para cientistas brasileiros, o estudo ajuda a entender a associação entre a capacidade de raciocínio e o comportamento. “A prática clínica mostra que lesões no córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, resultam em mudanças comportamentais”, explica o neuropsicólogo Jonas Jardim de Paula, da Universidade Federal de Minas Gerais. Por essa razão, espera-se que as informações ajudem, por exemplo, no tratamento de doenças que prejudicam funções cerebrais e o raciocínio. Com o estímulo certo, os danos ao intelecto poderiam ser atenuados



Monique Oliveira
Revista Isto É

02 maio 2012

Pilates também é para homens!!



Embora já exista há mais de 80 anos, o Pilates tem recebido muito destaque recentemente, conquistando novos adeptos a cada dia. Geralmente, os praticantes da modalidade são pessoas do sexo feminino que buscam qualidade de vida e equilíbrio entre a mente e o corpo. Porém, o mais curioso é que, inicialmente, o Pilates era praticado apenas por homens.
De acordo com o treinador da STOTT PILATES e Pilates StudioFit, Tim Fleisher, apesar da modalidade não causar hipertrofia, motivo pelo qual os homens optam pela musculação, o Pilates fortalece e define a musculatura do corpo, além de prevenir lesões, o que o torna um ótimo aliado a outras atividades físicas.
“O Pilates é muito importante para quem pratica diversas atividades físicas, pois protege e fortalece os músculos que envolvem as articulações, permitindo movimentos mais eficientes e seguros”, diz Tim.
Além disso, a musculação pode, sim, ser substituída pelo Pilates. Segundo o treinador, basta o professor adequar as aulas de acordo com os objetivos dos alunos. Para otimizar ainda mais as aulas masculinas, os exercícios devem visar mais o quadrante superior e atividades que desafiam a força e a resistência muscular.
As aulas de Pilates para homens têm a mesma duração das demais: 60 minutos em estúdio e 45 minutos o matwork. E os exercícios realizados não diferem do repertório já existente, mas contam com mudanças de alavancas e de amplitude que intensificam bastante o trabalho.
Revista Pilates, abril 2012