14 setembro 2011

Saúde, forma e condicionamento

Quem nunca viu reportagens de celebridades afirmando que determinada atriz ou apresentadora “turbinou” ou “esculpiu” se corpo com Pilates? Pois é, tais afirmações sem os devidos esclarecimentos levaram muita gente à confusão de acreditar que o método emagrece, o que não é necessariamente correto. O Pilates é favorável à perda de peso. O fato do emagrecimento vem da prática freqüente e correta associada a uma dieta equilibrada. Se a pessoa treinar, mas não aderir a uma alimentação correta, não terá o resultado correto. Também é necessário aliar o método Pilates à prática de exercícios aeróbicos e cardiovasculares. Devemos lembrar que o método utiliza poucas repetições de exercícios breves em alta intensidade, ou seja, é um sistema anaeróbico. Hoje em dia muitos estudos já comprovaram a queima de gordura pós exercício resistido, porém a maior queima calórica é ainda, com exercícios aeróbicos. O trabalho aeróbico é caracterizado por movimentos cíclicos em longos períodos de tempo e menor intensidade, como correr, nadar e pedalar.

Como qualquer atividade física, sua prática queima calorias, porém, de uma forma muito particular, variando de acordo com o tipo de corpo e nível de esforço realizado. Depende muito do estimulo. Como se trata de um sistema de condicionamento físico e mental, é natural que ocorra um aumento do metabolismo e, logo, a queima calórica. Quando o praticante inicia a atividade, é comum que associe a perda de peso, pois há um gasto calórico pequeno que pode promover a sensação de emagrecimento. Para indivíduos sedentários, essa sensação é ainda maior. Mas não podemos afirmar que o Pilates assume este papel, já que existem atividades e modalidades esportivas específicas para este fim.

Isso não significa que o método não desempenhe nenhuma função no processo de emagrecimento. Pelo contrario, ele mostra que uma parte considerável do que as pessoas chamam de sobrepeso às vezes é o simples reflexo da má postura e falta de tonificação. O Pilates utiliza entre seus fundamentos o alongamento axial do tronco, o que gera uma boa posturae, assim, muda a imagem corporal. As medidas estão quase sempre relacionadas à região da cintura, na qual se localiza o “powerhouse”, pois a ativação do cinturão abdominal faz com que o músculo transverso do abdome seja acionado, promovendo redução de medidas nesta região, fazendo com que o corpo ganhe alguns centímetros de estatura. Como o método estimula todo o corpo, é natural seu enrijecimento e aumento da definição muscular, promovendo formas tonificadas e desenhadas.

Mas esse “efeito” tem limites, é claro. Deve-se complementar a prática do método com algum tipo de dieta ou trabalho aeróbico.

Para quem tem o emagrecimento entre suas metas, o Pilates pode auxiliar de diversas formas. O que determina a diminuição do peso com ajuda do método são: a carga das molas, o fortalecimento de pontos fracos que o aluno apresenta, a seqüência, o numero de exercícios e as repetições, os intervalos de descanso e o alinhamento corporal. Fora isso a respiração profunda e correta é um fator de queima energética durante o treino. Com a respiração há maior oxigenação do cérebro, o que diminui a ansiedade e uma sensação de bem-estar que ajuda a comer menos.

Antes da Aula

Neste momento, a alimentação depende da quantidade de tempo que a pessoa tem para digerir. Se ela vai para a aula de manhã, pode comer uma fruta com aveia. Já se ela vai treinar logo depois do trabalho, pode comer um sanduíche natural até 1h antes da aula. Mas como orientação geral nesse sentido, sugere-se uma fruta e um carboidrato 40min. antes de treinar. Esta mistura dá energia e evita a degradação muscular durante o treino, o que é essencial para um processo de emagrecimento saudável. Misturar uma colher de guaraná em pó ao suco ou tomar um chá verde ou chá branco ajuda a manter a atenção. Neste momento, deve-se evitar gorduras e proteínas. Algumas pessoas podem sentir desconforto intestinal durante a aula caso consumam fibras nesse período.

Hidratação

Uma coisa essencial que é rara de se ver nos studios é beber água. A ingestão de água antes, durante e depois da atividade física é essencial para manter um bom desempenho físico e manter os liquidos e a temperatura corporal. Além de a água, é recomendado o consumo de água de coco, que é um soro natural.

Depois da Aula

Logo após os treinos, ocorre nos músculos um fenômeno chamado translocação do receptor gluti-4. Esse fenômeno ajuda a nutrir o músculo, por isso existe uma grande vantagem em se alimentar assim que acabar o treino, principalmente carboidratos, aminoácidos e proteínas, que são essenciais para a recuperação muscular. Portanto é interessante ingerir pães, massas e biscoitos (de preferência integrais), frutas, carnes magras, frios e derivados de leite desnatado.

Revista Oficial Pilates, ano 02, n°08

Toque de Mágica


Aliar massagens à pratica de Pilates tem se mostrado uma boa estratégia para quem deseja potencializar os efeitos do método, seja na recuperação ou na conquista de maior qualidade de vida. Isso porque, além de super-relaxantes, as massagens também favorecem a circulação sanguínea, aliviam dores musculares e maus jeitos, ajudam a pessoa a perceber melhor o próprio corpo e ainda contam com o poder quase mágico do toque.

Existem centenas de tipos de massagens. Alguns são especificamente apropriados para praticantes de Pilates que gostariam de se dar um agradinho extra no dia a dia. As modalidades terapêuticas e desportivas, por exemplo, constituem em excelentes opções para tratar pontos de dor e tensão, ou as partes do corpo que a pessoa sentir que são mais rígidas ou necessitadas.

A massagem terapêutica manual é a técnica que consiste em pressões suaves e especificas sobre determinadas áreas e pontos do corpo. É recomendada no tratamento de problemas de coluna, estresse, insônia, depressão, autoestima e também deficiências funcionais de órgãos. “Os principais pontos do corpo trabalhados por esta massagem são muito pessoais e, de acordo com as necessidades, trabalhamos dando ênfase aos pontos de dor e tensão, que na maioria das vezes, são no músculo trapézio.

Já a massagem desportiva atua na descompressão muscular e seu maior objetivo é aumentar a rentabilidade dos esportistas e tonificar os tecidos musculares. “Os pontos de trabalho dependem muito do esporte e da tensão que a pessoa apresenta. Por exemplo, um ciclista recebe maior ênfase nas pernas, um nadador ou tenista, nos membros superiores e músculos da cintura escapular, etc. É mais direcionada para atletas amadores ou profissionais e consiste em movimentos fortes, rítmicos, intensos com conseqüente melhora da dor pós-exercício e maior relaxamento muscular, explica a fisioterapeuta Julia Laurent Garcia.

Em comum, ambas compartilham o fato de aumentarem o metabolismo do corpo e proporcionarem relaxamento muscular e uma sensação de completo bem-estar. “Associada ao Pilates, proporcionam relaxamento muscular, aumento do metabolismo, ativação da circulação e auxiliam na eliminação de líquido, proporcionando um maior equilíbrio do corpo como um todo. Lembrando que, para um resultado eficaz, dependemos muito da disposição pessoal e da entrega ao seu momento único”, finaliza Julia. A melhor forma de associar a massagem com a prática de Pilates é optar pela terapia manual sempre após o treino, beneficiando tanto a saúde física e mental.



Revista Oficial Pilates, ano 2, nº8