14 março 2011

Meu querido carrasco!!

Qualquer semelhança é mera coincidencia...


O nome dele é Júnior. Nos conhecemos há três semanas e não consigo parar de pensar nele. Pudera. Uma horinha com ele e meu corpo todo dói por dois dias.

Júnior é meu professor de pilates. Simpático, mas não se engane. Por trás daquele sorriso amável se esconde um torturador de senhorinhas inocentes. Como diz o Carlos, um dos colegas da turma, Junior fez curso para carrasco. Não duvido.

Tá, ele até que é solidário. Estamos lá, nos matando para ficar na posição e ele nos olha com cara de sofrimento. Dá uma vontade louca de xingar. Tá sofrendo por quê? Não sabia que contar e ficar falando “segura, segura, segura” enquanto anda pela sala fosse penoso.

Também tem a variação “fica, fica, fica”. É assim: ele mostra a posição em que o pobre do aluno tem de ficar. E fiscaliza. Normalmente é algo como se pendurar em um bastão suspenso por correntes com uma das mãos enquanto puxa a perna oposta com a outra e permanecer assim por 30, 40 segundos. Algumas posições duram até um minuto. Um minuto inteiro sentada em um tipo de banquinho baixo, levantando uma grande bola entre as pernas esticadas, com a coluna perfeitamente reta! E Junior não dá trégua: “Arruma a coluna, levanta a perna, segura a respiração!”

Quando estamos todos roxos, a ponto de desmaiar, a vagarosa contagem regressiva começa: cinco, quatro, três, dois, um... e vai dizer que isso não é tortura?

Ele também rouba no tempo. Só começa a contar depois que você já está há 10 segundos lá, sofrendo, pensando: “O que estou fazendo aqui?” Depois de nos libertar, ainda se sai com essa, olhar vitorioso: “Viu, como vocês aguentam? Ficaram mais tempo que da última vez.”

Nesta altura, você pode estar se perguntando: “Por que raios essa louca ainda faz esse negócio?”. Tirando as dores – nos ombros, cintura, braços, abdômen, glúteos (quanta elegância!), coxas e por aí vai – estou me sentindo muito bem. Já percebi diferença na flexibilidade, força, postura e até no fôlego.

Fôlego, aliás, que preciso economizar agora. Amanhã tenho outro encontro com o Júnior.

Fonte: Viver bem (Gazeta do Povo, 27/02/2011)

02 março 2011

Massagem Modeladora

A Massagem modeladora é a técnica de manobras auxiliam na modelagem corporal, tonificação muscular e redução de medidas.

São realizados movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre o tecido corporal favorecendo a quebra das células de gordura que são eliminadas pela corrente sanguínea, propiciando melhor oxigenação dos tecidos.

Essa técnica de massagem consegue atingir as camadas de tecido com o maior nível de concentração de gordura como barriga, pernas, braços e cintura. A massagem modeladora, é realizada com acompanhamento de cremes específicos que auxiliam na redução de medidas, combate a gordura, celulite e a flacidez.

Benefícios da Massagem Modeladora:

Celulite: Auxilia no combate à celulite (resultado de distúrbios no metabolismo de líquidos e lipídeos do corpo), por meio da dissolução de nódulos de gordura e atuando na retenção hídrica.

Flacidez: Atua na falta de tônus muscular ou perda da elasticidade da pele. Diversos motivos podem causar a flacidez podemos citar como falta de atividade física e aumento ou diminuição considerável do peso.

Gordura Localizada: auxilia no combate à gordura localizada que por fatores genéticos ou hábitos alimentares faz com que o tecido gorduroso seja acumulado em determinados locais de nosso corpo.

01 março 2011

Pilates contra a depressão

A depressão ou transtorno depressivo, se caracteriza por uma alteração psíquica e orgânica geral, com alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimento de tristeza, angústia, sensação de vazio, redução na capacidade de sentir prazer, falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, assim como o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso: trabalhar, dedicar-se a uma outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresse por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica.


Entretanto, a depressão é diferente de um comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento. Tanto o sexo masculino quanto o feminino de qualquer faixa etária pode ser atingido, porém é mais comum se dar em mulheres – 1 em cada 4 mulheres e 1 em cada 10 homens. Em crianças e idosos a doença também é frequente e tem características particulares. No caso dos idosos, a rejeição, sentimento de inutilidade e a desmotivação pode ser um dos fatores que desencadeiam o problema; já com relação às crianças e adolescentes, a separação dos pais, problemas na escola, rejeição e principalmente
Bullying podem influenciar.

As causas da depressão são múltiplas e controversas. Acredita-se que questões constitucionais da pessoa, fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como o estresse, o estilo de vida, acontecimentos vitais (crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, etc.), podem iniciar a doença.

Como o PILATES ajuda a combater a depressão

O exercício físico ajuda a prevenir e a combater a depressão. Uma opção muito eficaz é o PILATES
, que vem sendo indicado por muitos médicos. É um método mais tranquilo que conecta a mente e o corpo, melhora a saúde em geral, reduz a ansiedade, diminui o stress, além de otimizar a concentração, a respiração e o relaxamento. Após 3 ou 4 semanas de treino, a pessoa sentirá sua auto-estima e auto-confiança mais elevada, pois sentir-se-á mais feliz, com melhores resultados medicos e até algumas alterações estéticas.




Conheça a Bamboo Massage


A “Bamboo Massage” é uma técnica originária da França que chegou ao Brasil há pouco tempo e já está conquistando os amantes do bem-estar. Trata-se de uma técnica associativa, que mistura traços do shiatsu e da drenagem linfática.

A massagem é feita com bambus de diferentes tamanhos que agem como se fossem o prolongamento dos dedos, podendo relaxar ou despertar a energia, dependendo da força, do sentido e da velocidade em que o traço com bambu é realizado. Por essa adaptação aos contornos corporais, a massagem com bambus promove uma modelagem corporal eficiente, diminuição da celulite por estimulo de glândulas e um relaxamento profundo pelo alívio das tensões musculares e estresse.