22 novembro 2010

O verão está chegando!!

Uma aluna me indicou o Livro A dieta do Abdômen, para pôr em prática com elas...
afinal o verão está chegando!! Decidi fazer um apanhado geral do livro,
muito interessante para quem quer manter o corpo em forma!!

______________________________________________________________________________

Nenhum programa de perda de peso dá certo sem uma boa nutrição e conseqüente reeducação alimentar, porém ainda existe um componente crucial no controle do peso: O FATO DE QUE O CORPO POSSUI UM MECANISMO NATURAL DE QUEIMA DE GORDURA – OS MÚSCULOS.

Eles aceleram o processo de queima de gordura em termos exponenciais: cerca de 500g de músculos exigem que o corpo queime até 50 calorias extras por dia só para mantê-los. Agora pense no que acontece quando meros 3kg de músculos são acrescentados ao longo de um programa de dieta: o corpo precisará de 300 calorias extras por dia para alimentá-los, em suma, você vai se livrar de praticamente 500g de gordura a cada 10 dias sem fazer nada.

Quando estiver combinando os exercícios com alimentos certos – e os que mais promovem o desenvolvimento muscular, os que o mantém saciado e os que lhe proporcionam um suprimento bem equilibrado de nutrientes – , terá atingido seu melhor momento, realizando exatamente o que este programa se propõe: VOCÊ ESTARÁ TRANSFORMANDO GORDURA EM MÚSCULOS.

Quanto mais magra sua massa muscular, maior a quantidade de energia necessária para alimentá-la, ou seja as calorias irão para os músculos, a fim de sustentá-los, em vez de converterem-se em gorduras, Pesquisas demonstram que o acréscimo de massa muscular magra atua como um queimador de gordura interno.


Livre-se das gorduras, livre-se dos problemas:

Cada uma das células de gordura está cheia de substancias gordurosas chamadas lipídios. Quando comemos doces, frituras e carboidratos, essas células podem aumentar até 1000 vezes de tamanho. No entanto elas só aumentam até um determinado ponto. Depois começam a se dividir e aumentar a quantidade de células gordurosas no seu corpo, tornando cada vez mais difícil a perda lipídica.

A maioria das pessoas tende a armazenar gordura na parede abdominal, que é por onde começam os perigos que o excesso de peso causa à saúde. A gordura abdominal funciona como um órgão isolado, liberando substancias que podem ser prejudiciais ao organismo, como é o caso dos ácidos graxos que impedem a dissolução da insulina, causando a diabetes, além de secretar substancias que aumentam o risco de infartos e derrames.Estudos comprovam que pessoas com maior volume de gordura na cintura tendem a apresentar maiores problemas cardiovasculares. Além disso o tecido gorduroso no abdome faz com que o corpo produza hormônios que estimulam a divisão celular, aumentando então as chances de mutações celulares e conseqüente maior probabilidade de ocorrência de câncer. A obesidade da parte superior do tronco é também fator de risco mais expressivo para apnéia do sono, causada por um colapso do tecido mole ao fundo da garganta que bloqueia a passagem do ar durante o sono, prejudicando a qualidade do sono.


Diminua suas dores e tensões

A maior parte das dores nas costas está relacionada com músculos fracos do tronco. Portanto mantendo a área da cintura (powerhouse) forte pode ajudar a resolver o problema. Os músculos que cruzam a região da cintura não funcionam de maneira isolada, ligam-se através do tronco como uma teia, envolvendo a coluna. Quando os abdominais são fracos, a musculatura glútea e posterior de coxa tem que compensar o trabalho que os abdominais deveriam ter realizado, além de aumentar a compensação da musculatura lombar, desestabilizando a coluna.


Como funciona nosso metabolismo

O metabolismo é a taxa que o corpo queima calorias para mantermos vivos. A mulher queima em média 10 calorias por 500g de peso corporal todos os dias, eos homens, aproximadamente 11 calorias. Detalhes que esse cálculo é feito sem a prática de exercício físico. Há três tipos de queima de calorias que acontecem ao longo do dia:

Queima de Caloria # 1: Metabolismo Basal

È o mais importante. Refere-se às calorias que você queima em repouso. Dormir, assistir TV, trabalhar, ler – todas essas são situações em que as calorias estão sendo usadas. Na verdade cerca de 60 a 80% da queima diária calórica ocorre quando você está parado

Queima de Caloria # 2: Efeito térmico do comer

A simples digestão dos alimentos é responsável pela queima de 10 a 30% das calorias que você ingere todos os dias, mas tem todos os alimentos são iguais. O corpo gasta mais calorias para digerir a proteína (cerca de 25 calorias consumidas para cada 100 calorias consumidas) do que para digerir gorduras e carboidratos (10 a 15 calorias por 100 calorias consumidas).

Queima de Caloria # 3: Exercício e movimento

Outros 10 a 20% da queima de calorias resultam da movimentação dos músculos, esteja você levantando um peso, caminhando ou apenas estalando os dedos.


Mude a maneira de se exercitar

Quanto mais você sua, mais calorias se queimam e mais peso se perde, não é mesmo? Não!

O exercício aeróbico ou cardiovascular (bicicleta, esteira) desenvolve pouco a musculatura, componente fundamental para um metabolismo acelerado. Durante a atividade física o corpo precisa de glicogênio (a forma de armazenada de carboidratos nos músculos e no fígado), de gordura e de alguns casos de proteína. Quando você faz um exercício aeróbico de baixa intensidade, o organismo inicialmente usa gordura e glicogênio (carboidratos) como combustível. Se essa atividade se estender por períodos mais longos (20 minutos ou mais), ele entra em depleção, isto é, esgota as fontes de energia principal (glicogenio e gordura) e passa a procurar a fonte mais fácil de energia que pode encontrar: a proteína. Começa então a consumir o tecido muscular, convertendo a proteína armazenada nos músculos em energia necessária para continuar o esforço. Portanto a atividade aeróbica diminui a massa muscular, e essa redução de massa desacelera o metabolismo o que facilita o aumento do peso.

Hoje em dia muitos estudos comprovam que outras formas de exercício como o treinamento de pesos, ioga e o PILATES, promovem a queima calórica tanto quanto as atividades aeróbias, porém sem depletar a musculatura. Os exercícios aeróbios promovem a queima de calorias somente enquanto estão sendo realizados (30 a 60 minutos), já o treinamento com pesos, PILATES e ioga, esta queima calórica se estende por muito tempo depois que a pessoa deixa a academia, até quando estiver dormindo, talvez até o próximo treino (até 48 horas). Como isso acontece? Este fenômeno é conhecido como queima adicional – as calorias a mais que o corpo após o exercício – e acontece devido ao processo de reparação muscular. Atividades resistidas, como é o caso do PILATES, fazem com que o tecido muscular se fragmente e se reconstrua em um índice maior do que o normal, exigindo muita energia, o que pode explicar o longo período de queima de caloria. Mais ainda: o corpo, mesmo em repouso, continuará a usar calorias a longo prazo somente para manter vivo o novo músculo.

Ou seja, o exercício aeróbico é muito válido para a perda de gordura, desde quando praticado concomitantemente ao treinamento de pesos, PILATES e ioga.

by Carol Garrido

Mais famosos que fazem Pilates


“Adoro o Pilates poque não é treino só para o corpo.
Também ajuda a relaxar e trabalhar a consciência corporal."
(Angélica)



Alongamento aumenta a massa muscular

Um estudo recente comprovou que os exercícios de alongamento, sem uso de carga, aumentam a massa muscular. Desenvolvida pela fisioterapeuta e doutora em plasticidade muscular Eliane Coutinho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a pesquisa a comprovou que o alongamento, mantido durante 60 segundos e com intervalos de 30 segundos, além de aumentarem o comprimento do músculo, também aumentam a área dos músculos.

Segundo Eliane, o músculo consegue gerar uma adaptação plástica permanente com alongamentos lentos.

— O resultado é bem diferente do alongamento feito na academia antes da musculação, chamado de alongamento elástico, que trabalha apenas os componentes elásticos dos músculos e que faz com que o músculo volte a sua forma anterior após os exercícios.

Além de não ter contra-indicação, para um bom resultado, o alongamento não precisa ser feito todos os dias.

— O efeito é o mesmo quando praticado diariamente ou três vezes por semana, afirma a especialista.


Por isso, os exercícios de alongamentos, como os utilizados no método Pilates são indicados para quem quer ter um efeito duradouro da boa forma e para pessoas com encurtamentos musculares pós lesões traumáticas ou neurológicas ou com perda de massa muscular.

O Pilates, através de alongamentos lentos, promove o alongamento plástico permanente do músculo o que estimula a síntese de proteína que faz com que o músculo aumente sua área. Outra vantagem é que os exercícios de Pilates são funcionais, ou seja, o praticante pode usar no dia a dia o que faz nas aulas e isso ajuda a manter a massa muscular adquirida.